Reportagens
Música

O ensino da música nas escolas


A busca pela formação do futuro, além das tradicionais salas de aula


Por Virginia da Silva Melo

 

Lei que prevê o ensino da música nas escolas tem data limite ainda este ano para entrar em vigor, de modo que as escolas terão que se adaptar para promover o ensino da música nas aulas de arte de todo o país. Mas será que as escolas estão preparadas para as mudanças? Será que nossos pequenos vão ser embalados por dó, ré, mi, fá, sol, lá e si ou isso ficará somente no papel?

Escolas de todo país terão que se ajustar para ofertar o ensino do conteúdo musical para seus alunos da educação básica, e esse vai ser um grande desafio para a rede pública de ensino. Sabemos que a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que o ensino da música seja conteúdo obrigatório em toda a educação básica, tem por exigência que as escolas públicas e particulares estejam com sua grade curricular ajustada e ofereça para os alunos o conteúdo musical até o começo de 2012.

Diante de todas as dificuldades que as escolas públicas precisam enfrentar diariamente, agora se deparam com mais uma: ofertar o ensino de música nas aulas de arte. Professores terão que ser habilitados para essa nova mudança, que não será fácil.


A MÚSICA E A APRENDIZAGEM
O som, a melodia, o ritmo e a harmonia que se combinam para formar a música é o que torna este forma de arte agradável aos nossos ouvidos e faz elevar a sensibilidades das pessoas. Realmente, é impressionante o efeito da música sobre nós. E é nessa composição que a música entra de forma mais importante para o desenvolvimento do indivíduo: ela contribui para a aprendizagem, melhora a socialização, deve fazer parte do convívio escolar da criança, e, sobretudo, deve ter seu conteúdo aplicado de maneira a desenvolver as habilidades musicais da criança. Sabemos ainda que a música é associada à cultura e às tradições de um povo e sua época, e que ao longo dos anos estão em constantes modificações.

Bréscia define a música como uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Como vemos, a música está associada às pessoas como forma de cultura e também como uma arte que pode também ser aprendida dentro do ambiente escolar. Sabemos ainda, como professores, que as competências aprendidas e desenvolvidas pelo aluno se aprimoram com o passar do tempo; a música também pode ser aprimorada e desenvolvida dentro desse ambiente e, tendo a escola como principal função a de oferecer igualdade de oportunidades independente de que cultura ou ambiente se encontre a criança, então é dever desta assegurar esse dever, fazendo a criança educar-se musicalmente.

Tomara que a lei não fique apenas rabiscada no papel, principalmente para as escolas públicas. Pensamos no seguinte: como ofertar esse conteúdo durante as aulas de arte se os professores geralmente habilitados nas faculdades de Pedagogia não são formados em música? Não deveria ser dever dos governantes realizar concursos públicos para profissionais formados em música lecionarem o conteúdo? De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, somente estão autorizados a lecionar na educação básica os professores com formação em nível superior na área em que irão atuar, e não será a música uma área de atuação? Deixemos essas questões para respostas futuras e retornaremos a pensar sobre a música.


AUXILIANDO O PROFESSOR
O ensino unido à música torna a aprendizagem prazerosa, dinâmica e alegre; ou seja, desenvolver essa habilidade contribui para o desenvolvimento cognitivo e social.

Enfim, o ensino da música é importante e deve fazer parte do conteúdo para os estudantes da educação básica. Vamos crer que essa importância passe a ser vista a partir deste ano e trazida à luz da pedagogia, de forma a enriquecer não apenas as aulas da matéria de música mas também estimular o interesse do aluno pelas demais.

 

Professora, Servidora Pública, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

 

 
 
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