Leitura: Indicações para alunos

Títulos essenciais para alunos

Texto Divulgação | Adaptação Giovanna Henriques | Foto Shutterstock

 

PEQUENO DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Autor: Vários autores
Editora: Moderna
Edição: 2015 / 1.114 páginas

 
O Pequeno Houaiss usou como material dos seus verbetes os extensos bancos de dados sobre a nossa língua do Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia. O dicionário selecionou mais de 32.000 termos e expressões e definiu-os em verbetes. O público-alvo do Pequeno Houaiss são os alunos do segundo segmento do ensino fundamental, mas não apenas estes, por se tratar de obra de validade bem mais geral. O vocabulário do Pequeno Houaiss inclui termos técnicos e científicos recentes, classificados por áreas (por exemplo, informática, biologia, medicina, internet, geografia), e também palavras de gíria e expressões regionais do Brasil de norte a sul. Um grupo de adendos narra abreviadamente a história da língua e fala mais de gramática, dando noções de sintaxe, morfologia, crase, hífen, pontuação, formas de tratamento.

 

 

DENTRO DE SI MESMO
Autor: Arnaldo Vicente
Ilustradora: Kelly Adão
Editora: Caminho Suave
Edição: 2016 / 32 páginas
Assunto: História infantil

 
O livro mostra a importância de ensinar às crianças a serem conhecedoras de si mesmas. O autor oferece a todos, sejam adultos ou crianças, uma reflexão de como estão processando os problemas e como é possível mudá-los por meio das emoções. A história traz o conceito-chave da terapia cognitiva, que tem o intuito de ensinar que a criança evolui na medida em que descobre que conversar consigo mesma é essencial para a felicidade, sempre distinguindo entre os fatos e os pensamentos sobre eles.

 
LINGUÍSTICA APLICADA AO PORTUGUÊS: SINTAXE
Autores: Maria Cecília P. de Souza-e-Silva, Ingedore
Villaça Koch
Editora: Cortez
Edição: 16ª – 2012 / 168 páginas
Assunto: Sintaxe

 
Apresenta a descrição das sintáticas do português, procedendo à operacionalização para o ensino dos conceitos da teoria linguística e gramática gerativa transformacional. O que se destaca, neste trabalho, é o estudo detalhado dos principais aspectos da sintaxe portuguesa – enfocados, também, sob o prisma da gramática tradicional – e o espírito crítico demonstrado pelas autoras no tratamento das diferentes questões.